Oferecer meios de pagamento diversificados para os clientes é essencial para vender mais. Dentre as opções, é importante contar com uma modalidade de pagamento à vista. Neste cenário, qual é o mais rentável e vantajoso: boleto ou PIX?
Como funciona o pagamento por boleto bancário?
Boleto bancário é um documento criado pelo Banco Central e é muito popular entre os consumidores para realizar pagamentos à vista. Ele é emitido por uma instituição bancária e pode ser quitado pela internet (pelo site ou aplicativo do banco), terminais de autoatendimento, agências de qualquer banco e casas lotéricas.
O tempo de processamento e compensação do pagamento pode ser de até três dias úteis (72 horas). Para a empresa, emitir um boleto pode custar, e os valores podem variar entre R$3,00 a R$8,00, dependendo do banco.
Tipos de boletos
Existem diferentes tipos de boletos, que são:
Boleto registrado: inclui os dados de quem paga e de quem recebe;
Boleto avulso: gerado para um pagamento único, onde não há regularidade;
Boleto carnê: funciona como um pagamento parcelado, serve para serviços pagos a prazo.
As vantagens do boleto bancário para os empreendedores
Permitir pagamento via boleto bancário gere benefícios para as empresas como:
é prático e fácil de pagar, sendo aceito em vários lugares;
inclui valores de juros e multas no documento que inibe a inadimplência;
é uma escolha popular, e milhares de pessoas já estão habituadas a esse meio de pagamento.
Pagamento por PIX: como funciona?
O Pagamento Instantâneo Brasileiro, PIX, foi lançado em 2020 pelo Banco Central. Trata-se de uma transferência bancária, semelhante a um TED ou DOC, que pode ser realizada em qualquer dia e horário e que cuja compensação é imediata.
Para usar o PIX, os usuários — tanto pessoas físicas como jurídicas — precisam criar uma chave, um código que vai os permitir enviar e receber. É possível atrelar apenas um código a uma conta e ele pode ser uma senha aleatória, número do CPF ou CNPJ, número de telefone, endereço de e-mail e outros.
Já para fazer um PIX, o usuário deve entrar em sua conta bancária pelo site ou aplicativo, selecionar o valor, inserir a chave e confirmar a transferência, que acontece de forma instantânea.
As vantagens do pagamento PIX para empreendedores
Vale a pena oferecer pagamentos via PIX, pois eles são:
rápidos: os valores são compensados em segundos na conta — isso sem contar que não há limites de horário ou dia da semana;
econômicos: pessoas jurídicas podem pagar apenas alguns centavos por transação — pessoas físicas não pagam nada;
seguros: as regras do PIX ajudam a reforçar a proteção e evitar fraudes.
É possível receber com PIX no boleto?
Sim, muitas instituições bancárias já conseguem adicionar o QR Code PIX em boletos, permitindo que o usuário faça o pagamento daquela cobrança via PIX.
Qual a diferença entre boleto ou PIX?
O boleto ou PIX são usados para pagamentos à vista, e ambos são seguros. Contudo, a maior diferença entre os dois é o prazo de pagamento. O boleto demora até 72 horas úteis para compensar, sem contar fins de semanas e feriados e o PIX cai na conta do empreendedor na hora.
Além disso, existe uma diferença na conciliação. Com os boletos, as empresas precisam reunir dados e fazer comparações entre as cobranças emitidas e as compensadas na conta, além de calcular juros e outros detalhes.
Já o PIX dispensa todo esse processo, pois o comprovante de pagamento é o principal registro da transferência.
Para as empresas, a tarifa do PIX tende a ser mais barata do que a emissão de boletos, especialmente porque alguns bancos oferecem PIX gratuito e ilimitado para contas pessoa jurídica.
Contudo, um ponto a favor do boleto é que ele é mais democrático e inclusivo, permitindo que a empresa possa atingir mais pessoas. Afinal, nessa modalidade, o consumidor não precisa ter conta bancária para pagar um boleto.
O número de contas bancárias no Brasil têm avançado, mas é preciso pensar que, segundo pesquisas, pelo menos 10% da população permanece desbancarizada.
Qual a melhor opção para escolher entre boleto ou PIX?
As duas opções, boleto ou PIX, são vantajosas para a empresa e oferecem praticidade ao consumidor. A escolha vai depender principalmente da estratégia do negócio e do perfil do seu público-alvo.
Assim, avalie as preferências dos seus consumidores, os métodos de pagamento mais usados, se eles têm conta bancária e costumam usar métodos de pagamento eletrônicos como o PIX, entre outras observações.
Se você planeja atingir um público cada vez mais amplo e diverso, talvez o ideal seja oferecer o boleto e garantir que os meios de pagamentos sejam mais acessíveis para todos.
Ao mesmo tempo, considere a sua perspectiva de recebimento dos valores e analise os custos da operação. Calcule quanto terá que gastar ao gerar boletos em um mês, por exemplo, e confira se migrar para o PIX vai oferecer custo-benefício, sobretudo considerando seu cliente. Se você gostou de conferir as dicas, provavelmente vai gostar de outros conteúdos aqui. Não deixe de visitá-los também!
Fonte: Omie
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