Descubra a diferença entre metas e objetivos e sua importância
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Descubra a diferença entre metas e objetivos e sua importância

No meio empresarial, é muito comum os empreendedores usarem os termos metas e objetivos como sinônimos. No entanto, há diferenças entre eles e entender bem quando e como usar cada um deles é essencial para ter sucesso no negócio.



Os objetivos fornecem a visão geral e a direção estratégica, enquanto as metas são os passos concretos e mensuráveis necessários para alcançar essa visão. Juntas, metas e objetivos formam a estrutura para o planejamento e execução eficazes dos negócios.

Embora muitas vezes sejam usados de forma intercambiável, eles têm significados distintos.


O que são metas?

A definição de metas é a forma com que se busca chegar aos seus objetivos, ou seja, o plano de ação. É importante que sejam ambiciosas e ao mesmo tempo alcançáveis, pois do contrário, são passíveis de frustração perante ao fracasso.


É também importante que sejam compreensíveis e busquem engajar quem está envolvido, extraindo o que de melhor tiver a oferecer para a empresa. É bom lembrar que as metas devem ser revistas ao longo do processo, sendo ajustadas se necessário for.


Ainda, é imprescindível que elas sejam capazes de prever falhas e aumentar a produtividade, sempre de olho no objetivo final do projeto. Devem servir como passos rumo à realização do objetivo, e por isso, são sempre quantitativas.


Alguns exemplos de metas são a diminuição do custo de aquisição de clientes, aumento da sua qualificação no mundo empresarial, aumento da taxa de clientes recorrentes no mês, entre outros.


O que são objetivos?

Por outro lado, o objetivo pode ser visto como o propósito central de qualquer empresa, ou seja, o rumo que ela busca seguir. É o ponto de partida de onde nascem todos os projetos.


É importante que os objetivos sejam bem estabelecidos para que a tomada de decisões seja mais eficiente e clara. Dessa forma, torna-se mais fácil desenvolver estratégias mais assertivas.

Os objetivos tendem a ser mais curtos que as metas e têm um caráter mais inspirador do que estritamente prático. Por essas características, são qualitativos. 


Alguns exemplos são: dominar o mercado de determinada área, se tornar referência em desenvolvimento sustentável, ser número um de vendas em determinado período no estado, entre outros.


Qual a diferença entre metas e objetivos?

De forma prática, objetivos são resultados centrais que se busca alcançar com uma empresa. As metas, por sua vez, são estratégias voltadas para chegar até eles, devendo ser traçadas cuidadosamente para alcançá-los, seja a curto ou longo prazo.


Os objetivos são mais abrangentes e podem não ter uma data específica para serem alcançados. As metas são declarações específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido que ajudam a alcançar os objetivos. 


Se compará-los a uma viagem, o objetivo seria o destino final. Já as metas seriam a estrada, o caminho, que levariam a esse destino. Assim, quanto mais asfaltado for esse caminho, mais fácil é alcançar o ponto de chegada. Fica mais fácil entender a diferença entre metas e objetivos, certo?


Tipos de metas e objetivos

Após compreender melhor a diferença entre metas e objetivos, é hora de compreender, de maneira prática, os tipos existentes e aplicáveis nas empresas.

  • Financeiro: um objetivo financeiro pode ser aumentar a receita anual em 25%. Uma meta financeira consiste em aumentar as vendas mensais em 10% em comparação com o mesmo período do ano passado.

  • Operacional: o objetivo operacional pode ser melhorar a eficiência operacional.

  • A meta para isso é reduzir o tempo médio de produção em 5% até o final do trimestre.

  • Marketing: aumentar o reconhecimento da marca pode ser um objetivo. Aumentar o número de seguidores nas redes sociais em 15% até o final do semestre é a meta.

  • Recursos humanos: o objetivo pode ser melhorar o engajamento dos funcionários.

  • A meta para alcançar o objetivo é implementar um programa de treinamento e desenvolvimento até o final do ano e garantir que 80% dos funcionários participem.


Esses são apenas alguns exemplos de metas e objetivos que podem nortear o crescimento de um negócio com estratégia. Com eles, uma empresa tem muito mais chances de alcançar o sucesso a médio e longo prazo.


Qual a importância de estabelecer objetivos e metas?

Elencar metas e objetivos para o seu negócio é essencial para direcionar suas ações, motivar sua equipe, avaliar o desempenho e garantir o sucesso a longo prazo. 

Metas e objetivos claros fornecem uma direção clara para onde você quer levar o seu negócio. Eles ajudam a concentrar seus esforços e recursos em áreas específicas que são importantes para o crescimento e sucesso da empresa.


Ter metas desafiadoras e alcançáveis pode motivar você e sua equipe a trabalharem com mais empenho e dedicação. Metas bem definidas proporcionam um senso de propósito e significado, aumentando o engajamento e a satisfação no trabalho.


As metas e objetivos fornecem critérios claros para avaliar o desempenho do seu negócio. Você pode acompanhar o progresso em direção às metas estabelecidas e identificar áreas que precisam de melhorias ou ajustes.


Metas e objetivos ajudam a orientar a tomada de decisões estratégicas. Ao ter objetivos claros em mente, você pode avaliar diferentes opções e escolher aquelas que estão alinhadas com suas metas de longo prazo.


Ferramentas e métodos que ajudam a definir objetivos

Mais importante do que alcançar o objetivo, é saber qual objetivo é realmente relevante para a sua empresa. Isso garante que você esteja colocando seus esforços e recursos do jeito certo. 

Para isso, existem ferramentas e métodos que auxiliam e facilitam esse processo. Selecionamos alguns deles para que você possa ter conhecimento. 


Planejamento estratégico

Por meio de um planejamento estratégico, é possível definir o caminho que uma organização deve percorrer e se preparar para empecilhos e imprevistos. Nele estão presentes análises importantes que contribuem com tomadas de decisão para que os objetivos sejam atingidos com qualidade e no menor espaço de tempo possível.

Planejar a estratégia do seu negócio permite compreender o que deve ser feito, por que deve ser feito e de que maneira cada ação será orientada para que se chegue ao crescimento da organização, desde a tática ao operacional. 


Metas SMART

O termo Smart foi desenvolvido em 1981 e diz respeito a uma ferramenta que fornece critérios para guiar empresas na definição de metas inteligentes, considerando objetivos claros e específicos de acordo com as necessidades da empresa.

A sigla significa: 

S – specific (específico)

M – measurable (mensurável)

A – assignable (atribuível) 

R – realistic (realista)

T – time-related (temporal). 


No decorrer do tempo, houve algumas mudanças na sigla quando utilizada por outras pessoas, mas essa é a tradução original.


Esse conceito envolve prazos e uma equipe específica voltada para o impacto na performance de pessoas dentro da empresa. Na prática, as Metas SMART são como checklists, devido aos aspectos de avaliação e verificação constantes dos resultados almejados. 


OKRs

Originalmente, o termo vem do inglês Objectives and Key Results e sua tradução é objetivos e resultados-chave. É utilizada por gigantes como Amazon e Twitter. É uma forma colaborativa de estabelecer um objetivo e um conjunto de Key Results (que funcionam como metas) que buscam alcançá-lo.

É recomendável que sejam definidos de 2 a 5 resultados-chave para cada objetivo. Assim, consegue-se manter o foco nas estratégias mais importantes.


5W2H

A ferramenta 5W2H se trata de um conjunto de perguntas que o empresário deve se perguntar antes do início de um projeto. São 5 Ws: 

  • What? (o quê?) — definição do objetivo; 

  • Why? (por quê?) —  motivação; 

  • Where? (onde?) —  local onde o projeto será desenvolvido; 

  • When? (quando?) — em que momento será feito?; 

  • Who? (quem?) —  responsável/equipe encarregada do projeto.

E 2 Hs: 

  • How? (como?) —  de que maneira?; 

  • How much? (quanto?) — definição das despesas.


PDCA

Trata-se de uma espécie de cronograma para mapear o curso de ação (metas) da empresa frente a um novo projeto (com foco no objetivo). A sigla também vem do inglês.

Significa: 

  • Plan (planejar);

  • Do (fazer);

  • Check (checar/verificar os resultados)e 

  • Act (agir reproduzindo o que deu certo e corrigindo as falhas).

SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que busca encontrar as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de uma empresa.

Com a organização melhor das ideias e total controle sobre a atual situação da empresa, é possível tomar decisões mais acertadas rumo (metas) aos seus objetivos. 


Como estabelecer metas e objetivos para sua empresa?

Já está claro que estabelecer metas e objetivos para o seu negócio é fundamental para direcionar suas ações e alcançar o sucesso. Saber como fazer isso também é extremamente útil.

Isso se torna possível usando as ferramentas e métodos que abordamos anteriormente e seguindo um passo a passo estratégico. 


  • Identifique sua visão e missão;

  • Defina objetivos estratégicos;

  • Divida em metas mensuráveis;

  • Estabeleça prazos;

  • Acompanhe e avalie regularmente;

  • Comunique e envolva sua equipe.


Lembre-se de que é importante ser flexível e adaptável ao definir metas e objetivos. O ambiente de negócios está sempre mudando e é necessário acompanhar essas mudanças para garantir o crescimento e a sustentabilidade do seu negócio.


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Fonte: Omie

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