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Indicadores de produtividade: o que são e sua importância

A demanda de trabalho das empresas tende a aumentar com seu crescimento e é preciso monitorar o desempenho das áreas para saber se estão no caminho esperado. Para isso, os indicadores de produtividade (KPIs) são a ferramenta mais indicada e simples de aplicar.



O que são indicadores de produtividade?

Podemos definir os indicadores de produtividade como índices que realizam a medição da produtividade de forma quantificável. Podem ser chamados também de KPIs (Key Performance Indicator) e são aplicáveis em diversas áreas da empresa.


Com esses indicadores, é possível ter uma visão mais clara da situação dos negócios e quais pontos podem ser melhorados ou otimizados, considerando tanto os setores quanto as atividades dos colaboradores.


Para que sejam bem utilizados, é preciso que os gestores definam quais são as metas e objetivos desejados. Com base nisso, os indicadores são estabelecidos, bem como sua forma de medição, frequência da coleta de dados e processo de análise das informações.


Qual a importância dos indicadores de produtividade?

Não importa o momento em que a empresa se encontra, os indicadores de performance sempre serão úteis para ajudar no desenvolvimento dos negócios.


Isso porque esses índices são excelentes maneiras de medir o progresso da companhia, considerando diversos fatores. Cada empresa deve avaliar o que faz mais sentido analisar no seu ramo de atuação e, com base nisso, estabelecer os KPIs de produtividade.


Os indicadores orientam os gestores sobre os caminhos a serem tomados, em especial se estiverem fora do esperado. Assim, planos de ação podem ser criados para corrigir os índices e devolvê-los ao patamar desejado.


Embora os indicadores de produtividade ajudem na realização dos processos de forma otimizada, não quer dizer que a qualidade será ignorada. Muito pelo contrário. Para serem efetivos, os KPIs devem considerar como todas as ações são realizadas na empresa.


Assim, podemos resumir a importância dos indicadores de produtividade em alguns pontos, como a otimização de processos, visando melhores resultados; maior clareza sobre a situação da empresa e definição de estratégias mais assertivas, a partir da capacidade produtiva dos colaboradores e setores.


Quais são os indicadores de produtividade?

Existem diversos indicadores que podem ser acompanhados para medir a produtividade dos profissionais e áreas da empresa. Hoje vamos comentar sobre 5 índices que você pode aplicar no seu negócio para otimizar seus resultados, confira.


Resultados gerados

Esse indicador mostra se os objetivos estabelecidos foram alcançados, quantificando quanto e quando as metas foram atingidas

.

A partir de números determinados anteriormente, algumas estratégias foram elaboradas e aplicadas, resultando na performance da empresa e dos colaboradores em certo período.

A análise desse índice é relevante porque aponta para o aproveitamento da força de trabalho, assim como das oportunidades que surgem para a empresa. Quanto mais próximo esse indicador estiver da meta, significa que a companhia está conseguindo atingir seus propósitos.

Por exemplo, a empresa pode decidir realizar uma campanha específica de vendas e determinar quais são os resultados esperados por vendedor ou produto. Ao longo da campanha, é preciso acompanhar os números e entender se a meta será atingida.


Para isso, ter sistemas que automatizem processos e ofereçam análises rápidas e confiáveis é essencial, ajudando no entendimento do cenário atual e se será necessário tomar alguma ação para ter os objetivos alcançados.


Recursos investidos

Já esse KPI aponta para o retorno que os investimentos trouxeram para os negócios. É comum que a empresa aplique recursos para a execução das suas estratégias e quanto maior for o retorno sobre os valores investidos, melhor é sua utilização.


Isso é importante porque as companhias precisam saber o que é mais rentável para seu negócio, para que não percam tempo e dinheiro investindo em algo que não ajudará no seu crescimento e desenvolvimento.


Para que esse índice seja alto, é fundamental contar com uma equipe profissional, que consiga analisar o cenário de mercado e entender como aplicar os recursos da melhor maneira.


Além disso, ter dados confiáveis e sempre atualizados permite que a empresa tome as melhores decisões, potencializando os resultados alcançados.


Qualidade

Embora toda empresa deseje melhorar seus resultados, não se pode abrir mão da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Os clientes podem ajudar nesse processo, apontando quão satisfeitos estão após o contato com a empresa.


Esse indicador demanda o estabelecimento de padrões, que devem ser sempre alcançados, para considerar os produtos e serviços com qualidade.


Pensando na área de produção, as peças devem ser submetidas a testes que indiquem a qualidade das mercadorias. No atendimento, o indicador pode ser visto no tempo de resposta ao cliente ou solução do problema. No marketing, a qualidade pode ser aplicada aos leads gerados para o comercial.


Esse indicador é muito versátil e, assim como os demais, agrega muito na gestão da empresa. Além disso, atesta a excelência dos negócios e ajuda a posicionar a empresa como referência na sua área de atuação.


Capacidade

Esse indicador de produtividade é mais direcionado à capacidade produtiva da empresa. É preciso considerar quanto a companhia consegue entregar de determinado produto em certo período, considerando os equipamentos e profissionais disponíveis.


O auge da sua capacidade indica quanto da demanda do mercado a empresa consegue atender, além de mostrar aos gestores o momento de expandir os negócios.


Isso porque com a capacidade produtiva em 100%, se a empresa desejar crescer mais, precisará investir em novas formas de produção, além de aumentar sua equipe, para dar conta das novas demandas geradas.


Estratégia

Em todo esse processo, as estratégias são fundamentais e todas devem ser mensuradas de alguma maneira, para que seja possível identificar seu sucesso ou necessidade de melhoria.

Esse indicador também pode (e deve) ser utilizado em todas as áreas da empresa, para que todos trabalhem em seu máximo potencial.


Por exemplo, a área comercial deve trabalhar com estratégias de vendas, que ajudem a potencializar os negócios fechados, com melhor valor e em menos tempo.


A análise desse indicador traz clareza sobre o cenário da companhia e pode gerar novos insights, que ajudarão no seu crescimento.


Como calcular os indicadores de produtividade

Agora que já conhecemos alguns indicadores de produtividade, é hora de ver como eles funcionam na prática.


Para calcular corretamente, os indicadores devem ser possíveis de mensurar. Assim, a conta é feita dividindo o resultado alcançado pela meta.


Por exemplo, digamos que o KPI de capacidade produtiva da empresa seja de 100 peças ao dia. A média de produção da companhia foi de 75 peças diárias ao longo de uma semana.

Assim, esse KPI é de 75%, indicando que a companhia pode otimizar seus processos e elevar esse número.


O cálculo feito, nesse caso, é 75/100 = 0,75 * 100 = 75%.


Por outro lado, suponha que a gestão investiu R$10.000 em uma campanha de marketing e obteve 200 clientes como resultado, com venda total de R$200.000


A conta aqui seria:

200.000/10.000 = 20

20 * 100 = 2000%


Para essa campanha, o retorno foi de 2000% do valor investido. Se você gostou de conferir as dicas, provavelmente vai gostar de outros conteúdos aqui. Não deixe de visitá-los também!


Fonte: Omie

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