A assessoria contábil é o serviço ofertado por especialistas financeiros altamente experientes e capacitados. Eles podem oferecer esse tipo de serviço estando em um escritório contábil ou de forma autônoma.
Também conhecido como consultoria financeira ou contábil, esse trabalho é responsável por propor soluções nas áreas de contabilidade, gestão, auditoria, assuntos trabalhistas e previdenciários, financeiros, fiscais e outras partes que podem andar juntas a essas.
No entanto, não podemos negar que uma das maiores responsabilidades da assessoria contábil é fazer com que uma empresa se enquadre dentro do regime fiscal. Além disso, esse profissional ou equipe de profissionais irão analisar e interpretar todos os fatos do cotidiano de uma empresa e poderão propor mudanças em prol da melhoria da saúde financeira. Isso permitirá o melhor desenvolvimento do negócio.
Esse serviço pode impactar e ajudar até mesmo para as tomadas de decisões de maneira mais assertiva. Ao enxergar o panorama geral, financeiro e contábil, fica muito mais fácil definir os objetivos de negócios e ver quais metas podem ajudar o negócio a alcançá-los.
Um outro ponto que a consultoria contábil pode auxiliar é na otimização de tempo, pois, com os profissionais dedicados auxiliando a empresa estrategicamente, muitas horas serão poupadas.
Essas horas poderiam ser usadas para uma pessoa que não é especialista no assunto se inteirar da legislação na sua integridade, ficar por dentro das reformas trabalhistas e etc. Esse tempo economizado poderá ser investido para o desenvolvimento e crescimento do negócio e dos colaboradores.
Quais as funções de uma assessoria contábil?
Contar com um amparo de profissionais preparados para lidar com os cenários complexos como o do Brasil se torna fundamental. Isso porque, segundo dados divulgados pelo Fenacon, as organizações gastam cerca de duas mil horas, e R$ 60 bilhões, apenas com as burocracias tributárias e acessórias.
No Brasil, possuímos 63 tributos, 97 obrigações acessórias e 3.790 normas somente na planilha de impostos, por isso é muito recomendado contar com um funcionário que esteja por dentro desse universo contábil para auxiliar da melhor maneira possível e evitar que a empresa caia na malha fina.
Para conhecer mais a fundo quais são as funções e responsabilidades de uma assessoria contábil, prossiga com sua leitura e adote as práticas em sua atuação contábil.
Expediente e repartições
Nessa categoria de serviços contábeis, entram os processos que demandam trâmites junto às repartições públicas. Alguns exemplos são: fusões, aberturas, cisões e incorporações, alterações contratuais e muito mais.
Quando um empresário vai abrir uma empresa, é preciso contar com profissionais que irão orientar a escolha do melhor tipo de negócio, regime tributário, código de atividades etc. O processo acaba sendo muito mais complexo do que achamos e isso requer uma equipe ou profissional que entendam todas essas especificidades desses processos. É aí que entra a assessoria contábil.
Organização da escrituração contábil
A escrituração contábil não fica somente nas movimentações e emissões dos livros contábeis. Antes disso, entra a organização dos documentos que são a base para esse processo.
Aqui, é quando a assessoria contábil seleciona todas as informações necessárias, faz a conciliação bancária e confere créditos e débitos feitos depois do registro. Outro item que faz parte desse serviço é a emissão de balancetes mensais com o propósito de conferir os dados financeiros.
Após o Decreto n°6.022/2007 entrar em vigor, tivemos a permissão para que os livros contábeis impressos pudessem ser substituídos pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o que facilitou muito o dia a dia das empresas, principalmente as de médio e grande porte.
Através desse sistema, é possível enviar todos os registros contábeis diretamente para os órgãos fiscais responsáveis e poupar muito tempo e processos que eram feitos antigamente.
Processos fiscais e tributários
Os processos fiscais e tributários podem ser uma dor de cabeça aos donos de empresa, se não forem feitos da maneira certa. Por isso, acabam demandando uma atenção e cuidados maiores. Eles entram desde o preenchimento das guias de recolhimento de impostos até o planejamento tributário de um negócio.
Até pela volumetria de dados e obrigações fiscais e acessórias, essa acaba sendo uma das áreas mais complexas da assessoria contábil e exige grandes conhecimentos dos contadores envolvidos para garantir que todas as obrigações estão sendo cumpridas e que optaram pelo melhor regime tributário para aquele modelo de negócio. Essa área da contabilidade pode trazer grandes economias de tempo e recursos.
Soluções de recursos humanos
Quanto às soluções no departamento de recursos humanos e administração pessoal, a assessoria contábil pode auxiliar no oferecimento de registro dos colaboradores, cálculo de quitação, processamento de folha de pagamento, controle de férias, dissídios coletivos, apuração de encargos etc.
Com o propósito de facilitar os trâmites trabalhistas, o governo federal lançou o eSocial, no ano de 2014. Ele é um sistema para a escrituração digital das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias e passou a ser obrigatório em 2018.
Orientação em gestão financeira
A orientação em gestão financeira é outra função da assessoria contábil e envolve o diagnóstico completo da situação financeira do negócio por meio de dados contábeis, apresentação de balanços, índices e análises dos resultados.
Tudo isso permite que a empresa tome decisões mais estratégicas e tenha menos problemas com burocracias. Esse processo também propõe mudanças necessárias que podem ser identificadas através desses relatórios contábeis.
Com essas análises propostas pelo serviço, os profissionais responsáveis traduzem as informações contidas nesses relatórios para facilitar a compreensão pelos gestores da empresa, a fim de amparar as tomadas de decisões.
Consultoria nas áreas de custos
O último dos serviços dentro da assessoria contábil que apresentaremos é a consultoria nas áreas de custos. Ele ajuda os empreendedores, donos de empresas ou gestores na tarefa de precificação de produtos e serviços.
São vários os processos que envolvem o ato de precificar um serviço ou produto. Isso porque existem vários tipos de custos fixos e variáveis, indiretos e diretos que precisam ser levados em conta para que a empresa tenha uma boa lucratividade com a comercialização daquele item.
Um contador experiente pode auxiliar em cada etapa desse processo e ajudar para que a empresa chegue no melhor formato possível de precificação.
Assessoria contábil ou escritório de contabilidade?
O escritório de contabilidade faz tarefas que todo contador deve fazer no dia a dia, como por exemplo: enviar guias, SPED, obrigação acessória, folha de pagamento, tramitação do eSocial etc. Ou seja, eles são responsáveis pelos aspectos contábeis obrigatórios.
Já a assessoria contábil vai um pouco além. Ela cuida de todas essas tarefas obrigatórias, mas também auxilia para decisões cada vez mais estratégicas e oferece apoio operacional para um negócio crescer exponencialmente.
Se você gostou de conferir as dicas, provavelmente vai gostar de outros conteúdos aqui. Não deixe de visitá-los também!
Fonte:Omie
Comments