top of page

O que é orçamento ajustado e como funciona?



O orçamento ajustado é um ajuste estratégico no orçamento, feito especialmente em relação a volumes de gastos e receitas. Funciona em conjunto com um plano de negócios, sendo revisado regularmente para garantir que a empresa se adeque a essas mudanças.

A ferramenta é mais que uma simples adaptação de números: é uma estratégia para empresas enfrentarem mudanças imprevistas.


Além disso, é um tipo de orçamento que ajuda a corrigir desvios financeiros e capacita os negócios a se adaptarem de forma proativa, garantindo que estejam sempre um passo à frente em um cenário de constante transformação.


Qual a principal característica do orçamento ajustado?

Trata-se de um orçamento empresarial que promove a eficiência nos gastos, permitindo uma gestão financeira bem-sucedida. Entre as principais características dessa ferramenta, estão:


  • flexibilidade para mudanças: o orçamento ajustado é dinâmico, permitindo que a empresa faça alterações conforme o cenário de mercado evolui, ajustando-se rapidamente a novas demandas;

  • revisões periódicas: ao contrário de orçamentos estáticos, ele é revisado regularmente. Isso garante um alinhamento constante com seus objetivos financeiros, mesmo diante de imprevistos;

  • adaptação a ciclos de mercado: projetado para se adaptar a diferentes ciclos de mercado, o orçamento ajustado permite que a empresa aloque recursos de forma eficaz, mesmo em cenários econômicos desafiadores;

  • análise de custos variáveis e fixos: é um tipo de orçamento que considera custos fixos e variáveis, proporcionando uma visão ampla dos gastos da empresa e permitindo uma gestão financeira estratégica;

  • integração com a estratégia de negócios: cada ajuste é feito considerando o impacto nas metas e objetivos de longo prazo da empresa.


Por que usar o orçamento ajustado?

A flexibilidade desse orçamento se destaca como sua principal vantagem, permitindo ir além das limitações de um orçamento fixo.


Com ele, o gestor pode reavaliar direcionamentos e tomar decisões objetivas em resposta às demandas do mercado, o que ajuda a manter a competitividade do negócio.

Ao estar por dentro das tendências do mercado e atender às exigências dos clientes, você posiciona sua empresa de forma mais competitiva.


Por fim, esse é um dos modelos de orçamento que proporciona bastante aprendizado e inovação. Ao ajustar suas estratégias com base nele, aparecem novas ideias e estratégias que poderiam passar despercebidas em um modelo fixo.


Exemplos de orçamento ajustado

A adoção de um orçamento flexível na rotina da empresa não apenas ajuda a controlar despesas, mas também impulsiona a adaptação financeira. Para entender melhor essa ferramenta, nada melhor do que utilizar exemplos.


Vamos imaginar que a empresa tenha um orçamento de R$ 24 mil reais para o ano, ou seja, R$ 2 mil por mês. No entanto, houve uma queda imprevista das vendas no mês de março, exigindo uma mudança na programação.


É aí que entra o orçamento ajustado: com ele, para os meses de abril e maio, por exemplo, o gestor faz adaptações, prevendo um orçamento menor. Logo, precisa cortar despesas e, assim, decide negociar com fornecedores para conseguir preços mais vantajosos.


O empresário pode também decidir alocar parte da equipe em home office, reduzindo, portanto, os gastos fixos, como conta de energia elétrica, aluguel de um espaço grande, entre outros. Tudo isso para contornar a diminuição das vendas.

A adequação do orçamento também pode ser feita por conta de um volume maior de vendas do que foi previsto, permitindo que o gestor decida fazer um investimento no negócio, como a compra de maquinário, para aumentar a produção, por exemplo.


Como fazer um orçamento ajustado de forma eficiente


Para elaborar orçamento empresarial ajustado com eficiência, é preciso seguir alguns passos:


  1. Utilize sistemas de gerenciamento financeiro para facilitar a elaboração do orçamento.

  2. Projete as receitas e despesas (fixas e variáveis) de um período, realizando o planejamento orçamentário.

  3. Fique atento a mudanças no que foi projetado, como aumento ou diminuição das receitas, ou ainda elevação de despesas.

  4. Tome medidas de acordo com o cenário, como fazer ajustes com gastos excessivos, caso haja uma redução das receitas. Aqui podem ser necessárias medidas como economia de luz, de material de escritório, negociação com fornecedores, entre outras.

  5. Reserve parte do orçamento para situações de crise, a fim de manter o equilíbrio financeiro a longo prazo.


Orçamento ajustado e forecast, qual a diferença?

O orçamento ajustado pode também ser denominado forecast ou orçamento revisado.  É uma ferramenta que oferece flexibilidade, visto que pode passar por revisões, ou seja, pode haver alterações do plano orçamentário original.


Com isso, o gestor tem a liberdade de reavaliar estratégias devido a mudanças inesperadas no mercado ou nos recursos internos, sendo fundamental na gestão orçamentária do seu negócio.

Quais os três tipos de orçamento?

Além do orçamento ajustado, há ainda três tipos de orçamento empresarial. Confira abaixo:


  • orçamento estático: é um orçamento que é seguido à risca, ou seja, não há mudança no plano original, independentemente da situação da empresa;

  • orçamento contínuo: é um tipo de orçamento revisado continuamente, assim, mensalmente (ou trimestralmente) é feita uma revisão detalhada sobre o que foi planejado em relação ao que foi realizado;

  • orçamento base zero: é um orçamento elaborado do zero, sem considerar dados históricos da empresa.


Se você gostou de conferir as dicas, provavelmente vai gostar de outros conteúdos aqui. Não deixe de visitá-los também!


Fonte: Omie

Opmerkingen


detalhe_identidade.png
bottom of page